Agendamento na Receita federal – Veja quais os serviços ainda necessita resolver pessoalmente

Écrit par Luiz à

Apesar de estarmos na era digital, alguns tipos de serviços ainda exigem um agendamento. Apesar de ir presencialmente, o agendamento na receita federal é feito pelo telefone ou nos sites da própria receita federal.

Recentemente, mais especificamente ano passado, a receita federal lançou um App que possibilita o contribuinte realizar o agendamento dos serviços. O nome? “Agendamento RFB”. Bem sugestivo não é mesmo?

O app Agendamento exibe as unidades (mais próximas da localização do usuário) que atendem o serviço escolhido. A marcação da data e horário é feita de forma simples e, após agendado, é possível sincronizar com a agenda, compartilhar com outras mídias, visualizar no mapa e traçar rotas até a unidade escolhida. Assim fica mais fácil você encontrar um posto que realize o serviço que você precisa resolver.

Você pode realizar atualização de CPF. Ou seja, realizar um agendamento somente para fazer a atualização de CPF presencialmente. Pode parecer um retrocesso, mas existem procedimentos que é necessário ser pessoalmente por conta das fraudes que as pessoas mal intencionadas fazem pela internet, se escondendo no mundo virtual.

Um outro ponto a ser levado em consideração é que algumas pessoas não possuem computador, ou conhecimento para realizar os procedimentos online e preferem ir aos postos físicos para atendimento ou até mesmo realizar o agendamento.

Agendamento Receita Federal

Agendamento Receita Federal

Talvez a lista abaixo não esteja completa, mas a maioria dos serviços realizados pela receita federal são:
  • Inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
  • Obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
  • Consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI (microempreendedor individual).
  • Parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
  • Emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
  • Entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.

Serviços Online da Receita Federal

A receita federal realiza serviços por meio do site E-CAC (Centro virtual de atendimento) e pelo próprio site da receita federal. O login pode ser realizado através do GOV.BR, o mesmo login que você utiliza para CNH, CRLV do veículo e outros serviços do governo federal.

Antigamente, por exemplo, para acessar o E-CAC era necessário o número da última declaração do imposto de renda. O que causava uma dificuldade enorme pois nem todas as pessoas lembram dos números ou se lembram onde foi anotado.

Agora pelo login único você pode até mesmo se logar utilizando os dados do seu banco. Muito mais fácil.

Orientações da Receita

Orientações gerais dadas pela receita. Este texto abaixo está no site da própria receita federal.

  • O representante é a pessoa que irá comparecer à unidade de atendimento da RFB. Se o próprio contribuinte for comparecer à unidade, deverá preencher o campo do representante com seu próprio CPF.
  • O representante deverá comparecer no dia marcado com o documento de identificação. A apresentação de procuração é obrigatória quando o representante for praticar atos ou administrar interesses em nome de outra pessoa que estejam protegidos pelo sigilo fiscal.
  • O atendimento presencial será prestado apenas para o CPF, o CNPJ e o serviço pretendido indicado no agendamento.
  • As Unidades de Atendimento prestam apenas parte dos serviços disponibilizados pela RFB. Consulte as demais formas de atendimento no site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/servicos.
  • No dia do atendimento, é obrigatório possuir as informações da senha (impressas, anotadas ou no aplicativo);
  • No caso de desistência do agendamento, o cancelamento deverá ser feito até às 21 horas do dia anterior ao marcado.
  • Ficará proibido o agendamento por 30 dias quando o contribuinte ou o representante não comparecer duas vezes nos dias e horários agendados num período de 90 dias.

Agendamento Online na Receita federal

Com seu smartphone você deve acessar a loja virtual do seu aparelho, baixar o aplicativo e realizar a marcação. Fique atento aos prazos impostos pela receita federal. Eles são importantes para você ficar em dia com o governo e evitar de pagar juros ou multas por perder prazos.

Coloque sempre como prioridade resolver as pendências com a RFB.

Google Play
App Store

Vous êtes ici: