Correntes sobre não comprar gasolina. Pensando um pouco…

Recentemente tenho recebido com mais frequencia um email sobre não comprar gasolina dos postos BR e etc. Creio que você também já tenha recebido este email que provavelmente já corre a internet por anos. Correntes são assim.

Gasolina
Gasolina

Ou você acha que o email que chegou pra você é novo? O que acontece é que as pessoas trocam algumas informações como o ano. Ex.: O título do email é Não compre gasolina em 2008. Aí vão repassando até hoje e o título já é “Não compre gasolina em 2011”.

 

Enfim, você já deve ter recebido um email sobre a gasolina que as pessoas falam para não comprar, reclamando do preço (que realmente é altíssimo).

Só que desta vez foi bem legal que uma das pessoas respondeu com bastante inteligência e vou reproduzir o email na íntegra. Se não tiver paciência de ler, vá para a página inicial e leia o próximo post do chinelada, se não leia:

 


 

Caros amigos, recebi este e-mail hoje por diversos usuários que me conhecem e tem o meu e-mail, mas peço que façam o movimento inverso enviando para todos, a mensagem que agora mando com as explicações que aqui vou citar:

1 – Muito me admiro poder ver pessoas voltadas para resolver o problema do preço absurdo do combustivel. Parabenizo quem comeceu e quem repassou, mas reflitam agora o seguinte:

a) Uma empresa como a Petrobrás nada sofrerá com esse golpe de “mestre” visto que para quem não conhece ou não sabe, 90% dos combustiveis vendidos em postos de gasolina de todo o Brasil tem a Base(petroleo) comprada diretamente da PETROBRAS, sendo assim raciocinem o seguinte, eu vou deixar de dar “x” para a Petrobrás, para dar o “x” para a empresa concorrente que repassa esse “X+Y” para a Empresa Petrobrás. Pelo que vejo então estamos tomando uma atitude circular, que vai continuar mantendo os preços. Isso seria muito bom se fosse com produtos sem que a matriz fosse da empresa ao qual pretendem atingir.

b) A Maioria dos Postos de Combustiveis, nada tem a haver com as fabricas exceto o fator da obrigatoriedade da compra da materia(Combustivel), sendo assim os maiores prejudicados seriam os donos dos postos, porém a Petrobrás nada sofreria já que existem varios postos hoje com bandeira propria que usa o Produto da Petrobrás.

c) Agora vem a parte mais interessante de tudo isso, o que realmente faz os produtos não só os combustiveis subirem se chama efeito cascata no qual tem sua raiz em IMPOSTOS, TAXAS, SALARIO MINIMO.

IMPOSTOS

a) Vocês sabiam que em media de 50 a 80% do valor de um produto é somente e tão somente de impostos???

b) Mais ainda vale ressaltar que se olharem em suas contas de luz vão notar que pelo menos 70% do valor são encargos.

c) Você provavelmente vai falar “Não pode ser” o imposto é de no maximo 12%. Onde eu me respaldo na afirmativa anterior, simples olhem a matemática abaixo.

a = Materia Prima
b = Fabricação
c = Nota Fiscal de Saida da Fabrica para o Representante
d = Emissao de Nota de Transporte
e = Representante de Vendas recebe o produto e gera nova nota
e.1 = Nota final
e.2 = Na maioria dos casos, chama uma transportadora para levar a mercadoria
f = Transportadora gera nova nota
g = Lojista recebe o produto
h = Lojista vende e emite a nota
i = Na maioria dos casos o lojista, manda a transportadora entregar
j = Transportadora leva o produto ate o cliente final.

Obs.: Em alguns casos, incidem taxas municipais e estaduais diferente
Obs2.: Em alguns casos o produto ainda sofre interferencias.
Obs3.: Todos acima tem que ter alguma forma de lucro mesmo que pequena para se manterem e manterem os funcionarios

Agora peço ainda mais sua atenção para o seguinte fator, notem que todos os itens de “A a J” mantem funcionarios que geram mais encargos

aa = Salário
bb = 13
cc = PIS/COFINS
dd = Contador
ee = FGTS
ff = INSS
gg = Seguro ou Associações

Vou agora piorar mais ainda a história, agora vejam o exemplo em sua realidade hoje:

Uma Empresa que fabrica por exemplo uma coisa bem simples, ARROZ, veja agora o percurso e acrescimos do produto.

Gasolina barata do Lula
Gasolina barata do Lula
A empresa compra do Produtor o kilo do Arroz a 0,30, porém tem que pagar o transporte que encarece mais 0,30 pelo frete, ao chegar na fabrica o produto e esterelizado e ensacado, gerando um aumento de custo de mais 0,40 por kilo, lembre-se o produto inicio com 0,30, já temos até o momento 1,10. A Empresa que limpou, esterelizou e ensacou, ainda tem que por a margem de lucro, sendo assim deixa de ser 0,40 para ser 0,50, passamos a ter o produto por 1,20, essa empresa chama um caminhao que leva o produto até o Mercado, gerando assim mais um custo o de transporte e mais um custo o fiscal da nota do produto, esse produto chega no mercado por 1,80 o kilo e sai da empresa por 1,20, no mercado temos que por um lucro, 2,00 + taxas onde temos o preço de 2,30. Opa perai então, você esta querendo me dizer que um produto que eu pago no mercado por 2,30 saiu por 0,20 centavos inicialmente??? SIM

Agora vejam onde cada letra daquelas acima influencia, vejamos SALARIO MINIMO sobe 20,00 deixando de ser 500,00 indo para 520,00, raciocinio lógico diz que, se algo sobe e eu tenho que manter meu preço, eu quebro, sendo assim tenho que adaptar meu preço para que pelo menos eu não aumente nem abaixe o meu lucro, mas ao mesmo tempo não tenha prejuízos ou ainda quebre.

Pergunte-se agora quantas e quais as variaveis que fazem essa alteração.

Se o salario aumenta, fatalmente a carga tributária aumenta, quem paga?

Se o combustivel ou pedagio aumentam ou ainda o salario aumenta, o frete aumenta

Se o frete aumenta fatalmente que distribui ou redistribui paga mais caro.

Se quem paga mais caro é obrigado a repassar apenas para se manter vivo, quem paga no final e sempre será assim É VOCÊ.

Já dizia um ditado popular, “NÃO ADIANTA TENTAR TAPAR O SOL COM A PENEIRA QUE ELE VAI CONTINUAR PASSANDO”

Solução para tudo isso:

  1. TABELAR PREÇOS NACIONALMENTE e ACABAR COM A LIVRE CONCORRENCIA
  2. DIMINUIR QUASE QUE 500% A CARGA TRIBUTARIA
  3. ACABAR DE VEZ COM ESSA HISTORIA DE IMPOSTO SOBRE IMPOSTO, mas alguem vai dizer mas não é assim!!! EU digo e AFIRMO, é sim, visto que se reparem no exemplo da empresa vão ver que o vilão da historia é somente os impostos.
  4. ACABAR COM HIPOCRISIA DO SER HUMANO JÁ QUE O MESMO PENSA, RACIOCINA MAS NÃO RECLAMA.

PROVA DISSO É QUE TODA VEZ QUE CARNE TEM SEU PREÇO MAIS BARATO, O POVO VAI E COMPRA, FAZENDO O PREÇO NOVAMENTE SUBIR.

Relação de oferta x Procura

  1. O que esta aumentando não é preço do produto, mas sim o fato de que o poder de compra baseado no salario minimo esta simplesmente sendo reduzido a fator miseravel.
  2. Por questão de raciocinio lógico basta entender que é preciso que algo aumente para que tudo aumente, então veja os vilões não são os fabricantes, mas sim os impostos.

Vejam um circuito pequeno mas facil

Salario aumenta -> combustivel tem que aumentar para pagar salario no posto -> combustivel aumenta para pagar funcionario transportadora -> como o combustivel aumentou, a transportadora aumenta o preço do frete alem de ter aumentado pelo salario -> fabrica aumenta preço para pagar salario.

No mesmo ocorre na passagem de onibus , na relação metrô , Luz aumenta ou salario aumenta passagens com certeza aumentam.

Pergunto antes de encerrar quem é o vilão?? a fabrica com certeza não é, seria ela se resolve-se sim fazer assim, já que não posso aumentar o produto vou abaixar tambem os salarios isso seria injusto, mas ninguem poderia reclamar nada.

Sejamos justos, querem resolver o problema, matem na raiz, chamada impostos e salario minimo.

Obs.: Um contador me confessou que para uma empresa onde um funcionário de custo de R$ 500,00 de salario custa para empresa praticamente 1.000,00 que seriam 500 do salario e 500 dos impostos.

Pensem!!!!!!!

Deixe um comentário