Como adestrar corretamente seu cachorro? Veja algumas dicas
Adestramento de cachorro parece ser a melhor opção quando o cão começa a dar trabalho, né? Recentemente minha família ganhou mais um membro, o Adão! Em breve colocarei algumas fotinhas dele aqui. Enfim, baixei alguns livros sobre adestramento muito bons e que parecem surtir efeito, mas haja paciência!
Para fazer um adestramento correto tem que ter muita paciência. Eu disse MUITA PACIÊNCIA. Aprendí uma coisa bem legal lendo um livro que é de não brigar com o cão chamando-o pelo nome. Ele tem que associar o nome dele a coisas boas e não a brigas! Viu, viu? Pelo menos aprendí alguma coisa.
Dicas de Adestramento
Encontrei alguns tutoriais legais do DR. Pet na internet que podem nos ajudar muito:
1. Roubar roupa do varal
Por quê: É divertido!
O que fazer: Coloque uma lata com moedas presa por um fio de náilon numa das roupas do varal. Ao puxar a roupa, a lata cai e faz barulho. Ele leva um sustão! Depois de duas ou três vezes, acabou o problema.
O que não fazer: Dar bronca mostrando a roupa ou bater no animal – nada disso adianta.
2. Pegar comida da pia e fuça no lixo
Por quê: Acesso fácil ao lixo e à comida.
O que fazer: Não deixe comida na beirada da pia ou da mesa. Afaste móveis que sirvam como escada e arrume um lixo difícil de abrir ou coloque um peso de porta na tampa.
O que fazer: Gritar, bater e dar bronca. Não vai funcionar.
3. Fizer xixi fora do lugar

Por quê: Ele não sabe onde fica o “banheiro” ou não gosta do lugar.
O que fazer: Verifique se o banheiro está afastado de onde ele come, dorme e bebe água. E veja se há espaço para uns dois xixis. Se ele gosta de usar o carpete, experimente forrar o local preferido com um tapete absorvente.
Como ensinar: Quando o animal começar a cheirar o chão dando voltinhas, leve-o ao banheiro e elogie cada acerto dando um petisco.
O que não fazer: Esfregar o focinho, bater e dar sermão só confunde. Ele quer acertar, mas entende os pitos de modo errado: “Não posso fazer xixi” ou “Não posso fazer xixi na frente da mamãe”. Tadinho…
4. Roer móveis e objetos

Por quê: Cães gostam de roer e mastigar – principalmente na fase de trocar os dentinhos.
O que fazer: Deixe à disposição brinquedos de texturas diferentes. Com tanta coisa legal pra roer, ele se esquecerá do carpete e do pé da mesa. Se for preciso, passe spray repelente (específico para cães, ele não agride o nariz humano) nos móveis que ele rói.
O que não fazer: Deixar ao alcance dele sapatos, óculos, bolsas e outros objetos mastigáveis.
5. Bolinar a perna de alguém
Por quê: É instintivo.
O que fazer: Borrife um jato d’água com spray no focinho ou dentro da boca dele assim que ele tentar o namoro. Melhor ainda é castrar seu garanhãozinho o mais rápido possível, pois isso evita várias doenças caninas.
O que não fazer: Achar graça, porque isso estimula o tarado.
6. Cavar buracos e estragar plantas

Por quê: Eles cavam porque gostam do cheiro ou para fazer uma toca. E eles adoram mastigar plantas!
O que fazer: Uma dica infalível é enterrar o cocô dele no buraco. Por nojo, ele não vai mais cavar lá. Faça o mesmo nos novos buracos. Para evitar que ele destrua plantas, dissolva um pouco do cocô em água e borrife nelas. Repita a cada três ou quatro dias. Se você mora em apartamento, prepare um vaso de grama ou de plantas (cuidado com as tóxicas!) só para ele.
O que não fazer: Não há sermão ou milagre que faça ele desistir de cavar a terra ou mastigar plantas…
7. Meu cão não usa roupinha de frio
“Cães não têm tanto frio quanto nós – afinal, já têm um ‘casaquinho’ natural. Os de pelos curtos podem passar aperto no inverno: deitam encolhidinhos e tremem. Para saber se a tremedeira é frio ou só piti de ciúmes ou medo, coloque a roupinha. Se ele abrir a boca e arfar, tire ou ponha outra que seja mais leve.”
8. Minhas broncas nunca resolvem
“O cachorro só entende uma bronca dada no flagra. É mais eficiente quando o ‘não’ for acompanhado de barulho, como bater um jornal no chão, ou um susto – spray de água no focinho, por exemplo. Com o elogio, vale o mesmo: tem de ser feito imediatamente depois do acerto. E funciona muito mais do que uma bronca.”
9. Por mais que eu tente acalmá-lo, meu cão é bravo com as visitas
“Se você o pegar no colo e o acariciar enquanto tenta conversar com a visita, o cachorro vai interpretar esse chamego todo como um elogio. Resultado: ele continuará bravo e rosnando pra todo mundo. Dê logo uma bronca e deixe claro que ele está errado.”
fonte: Mdemulher
Dicas de Adestramento de cães
Viu as dicas? Foi o que falei no início, temos que ter muita paciência. Se você decidir tentar adestrar seu cachorro como eu to fazendo é “marinheiro de primeira viagem” tem que respirar fundo. No caso somos como um grande terapeuta. Missão difícil né?
Quanto custa um adestramento?
Fiz umas pesquisas e aqui no RJ o adestramento custa por volta de 200 reais por 5 aulas básicas de adestramento. Estilo deita, fica, rola e etc. Acho até que vale a pena. Se eu não conseguir fazer ele me obedecer vou ter que acabar contratando um profissional. O valor de 200 é o piso, ok? Procurei outras pessoas que por essas aulas básicas cobraram 2x de 600 e pouco! Acho que esse era o carinha do discovery channel que ensina a adestrar os cachorrinhos.