Como fazer meia de crochê para dormir

Escrito por Luiz em

 

 

 

 

 

Há séculos o crochê vem sendo utilizado em todas as partes do mundo. Visto que sua versatilidade e possibilidade de criação são imensas, sendo utilizado para a confecção de muitos objetos.

Entre as criações mais populares do crochê, estão as meias, que são peças úteis para diferentes ocasiões, como dormir.

Portanto, neste texto iremos abordar sobre como fazer meias de crochê para dormir, que além de proporcionar m aconchego e conforto, podem ser feitas em casas de uma maneira estimulante e interesse. Confira!

Como fazer meia de crochê simples e quentinha

Materiais necessários para fazer meia de crochê

A princípio, os materiais necessários para produzir meias de crochê para dormir são relativamente simples e fáceis de encontrar, veja:

  • Fio de lã ou algodão: escolha um fio de qualidade que seja macio e confortável para os pés, de preferência próprio para confecção de meias;
  • Agulha de crochê: escolha uma agulha de crochê adequada para o fio que escolheu, geralmente uma agulha entre 2,5mm e 4mm;
  • Tesoura;
  • Marcador de ponto: opcional, mas pode ser útil para marcar o início e o fim das carreiras.

Lembre-se de escolher os materiais com cuidado e prestar atenção à qualidade e espessura do fio para garantir o conforto e durabilidade das suas meias de crochê para dormir.

A escolha do modelo e tamanho das meias de dormir

Antes de iniciar a produção das meias de crochê para dormir, será importante escolher o modelo e os tamanho adequados.

Escolha um modelo simples pois para quem está começando a fazer meias de crochê, é ideal escolher um modelo simples para praticar. Há muitos modelos de meias de crochê disponíveis, mas escolha um que tenha poucos pontos e não tenha muitas variações, como as meias de cano alto, por exemplo.

Além disso, tire as medidas do pé, visto que isso irá garantir que a meia fique confortável e ajustada.

Logo, meça a circunferência do tornozelo, do peito do pé e da panturrilha e o comprimento do pé. Com essas medidas, você poderá decidir o tamanho da meia e fazer os ajustes necessários.

Por fim, se o fio for muito elástico, talvez seja necessário fazer a meia um pouco mais justa para que não fique folgada com o uso.

Como fazer o ponto básico de crochê para as meias

Meia de Crochê

Meia de Crochê

Primeiramente, você deverá fazer um nó corrediço e coloque-o na agulha de crochê. Em seguida, faça uma corrente de pontos (geralmente, entre 8 e 12 pontos, dependendo do tamanho da meia).

Prossiga Inserindo a agulha de crochê na segunda corrente a partir da agulha e puxe o fio por dentro da corrente.

Logo, insira a agulha novamente na próxima corrente e puxe o fio por dentro da corrente. Será necessário repetir o passo até o final da carreira.

Assim, vire a meia e faça outra carreira da mesma forma, mas fazendo um ponto baixo em cada ponto da carreira anterior. Continue fazendo as carreiras de pontos baixos até que a meia alcance o tamanho desejado.

Contudo, lembre-se que o número de pontos e o tamanho da agulha podem variar conforme o modelo e o tamanho da meia, e que há diversos outros pontos de crochê que podem ser utilizados para confeccionar as meias, como o ponto fantasia, o ponto alto, entre outros.

Como fazer o calcanhar e a ponta das meias de crochê para dormir

De modo geral, o calcanhar e a ponta são partes importantes da produção das meias de crochê, pois é o que ajuda a dar forma e conforto aos pés.

Assim, para fazer o calcanhar da meia de crochê, é necessário trabalhar com dois fios ao mesmo tempo. Para isso, você deverá separar uma das meias que você já começou a fazer em dois pedaços de fio.

Inicie pela parte de cima do calcanhar, trabalhando em carreiras horizontais e diminuindo o número de pontos até alcançar a largura desejada.

Após isso, trabalhe as laterais e a parte de trás do calcanhar, formando um triângulo com as carreiras.

Por fim, volte a trabalhar com um fio só, fazendo carreiras de pontos baixos para formar a parte de baixo do pé.

Meias de Crochê

Meias de Crochê

Já para fazer a ponta da meia de crochê, comece pelo bico do pé e trabalhe em carreiras diagonais, aumentando o número de pontos a cada carreira até atingir a largura desejada.

Feito isso, faça carreiras horizontais para formar a parte de cima do pé, diminuindo o número de pontos progressivamente. Ao finalizar, faça uma ou duas carreiras de pontos baixos para terminar a meia.

Conclusão

Contudo, há diversas técnicas, pontos e decorações pra que a meia de crochê se torne aconchegante e ideal para noites de sonos. Assim, basta seguir as instruções mencionadas, liberar a criatividade e aproveitar!

Você está aqui: