O crochê é um ótimo artesanato para se aprender, além de ser uma atividade relaxante, ainda possibilita a criação de peças para a casa e o cotidiano das pessoas.
Vamos escrever aqui um tutorial de verdade sobre como fazer crochê ponto rope.
O ponto rope é um dos pontos que pode ser utilizado no crochê para confeccionar variadas peças como, tapetes, almofadas, mantas para sofá e cama, porta-copos, toalhas para enfeitar a sala, peças de roupa, entre outros; basta ter uma quantidade de tempo disponível, vontade de aprender e criatividade.
O ponto rope pode ser utilizado para confeccionar um tapete, tendo um aspecto elegante, requintado e com uma trama linda, a peça descrita aqui para explicação, pesa em média 980 g e mede aproximadamente 93 cm por 46 contando com as franjas, sem as franjas pode medir aproximadamente 83 cm por 46.
A cor depende do gosto pessoal da pessoa que pode optar por colorido que fica muito bonito, ou com cores frias, por exemplo, mostarda, que fica ideal na decoração de ambientes.
Os materiais utilizados para a confecção do tapete são: um novelo de 16 fios, agulha de crochê de 6 a 7 mm dependendo da tensão do ponto e uma tesoura. Uma dica é que se a agulha for de numeração 6 mm pode ser alterada a medida da peça e o peso também. Ao começar se faz o nó inicial e aperta, a peça pode ser do tamanho desejado pela pessoa, basta colocar as correntes pares, pode ser aproximadamente 44 correntes, é importante fazer as correntes de forma bem suave, não apertando as correntes, pois ao retornar vai ser pelo avesso e se estiver muito apertada fica difícil para colocar a agulha e a peça pode curvar.
Ao ter 44 correntes pode retornar fazendo pontos baixos, a partir da segunda pode trabalhar um ponto baixo em cada corrente, só que pegando no avesso da corrente, pode observar que no avesso cada corrente tem uma alcinha, se trabalha um ponto baixo em cada alcinha do avesso da corrente até chegar à última, tendo um total de 43 pontos baixos.
Em seguida o trabalho continua como uma repetição da segunda e da terceira carreira, esse é um ponto muito bom de fazer, deixando a trama linda e com um efeito super bacana.
Ao fazer a corrente pode ir ao primeiro ponto baixo e fazer um ponto baixo pegando as duas alcinhas de cima do ponto, no próximo ponto pode pegar apenas a alça de trás, e no próximo ponto pegar as duas alças, no próximo somente a de trás e assim sucessivamente, até chegar ao último ponto, no último ponto pode pegar as duas alças como no início.
Na terceira carreira pode iniciar com dois pontos baixos, um em cada ponto pegando nas duas alças, no próximo ponto fazer um ponto baixo pegando na alça da frente do ponto, na carreira anterior foi na alça de trás e nessa na alça da frente, para intercalar as carreiras. No próximo ponto vai fazer um ponto baixo, os dois pontos baixos são somente no início da carreira e no final.
Ao fazer esse processo utilizando o ponto rope fica um efeito super legal na trama, ao finalizar a carreira pode fazer dois pontos baixos, pegando nas duas alças do ponto, para que o ponto final da carreira fique igual o ponto do início.
A quarta carreira é a repetição da segunda carreira, carreiras pares repetem a segunda e carreiras impares repetem a terceira, se na carreira anterior iniciou com dois pontos baixos, pegando as duas alças, a quarta inicia com um ponto baixo, pegando as duas alças, então o próximo ponto é a alça de trás, o próximo duas alças e o próximo à alça de trás e assim sucessivamente e no último ponto pegar nas duas alças do ponto.
A quinta carreira repete a terceira carreira, um ponto baixo no primeiro ponto pegando as duas alças e um ponto baixo no segundo ponto pegando as duas alças, e assim fazendo a sequência, chegando ao final vai para a sexta carreira e repete a segunda novamente, intercalando dessa forma, até o tamanho do tapete desejado.
Tapete ponto Rope bege e vermelho
Finalizando o Ponto Rope
No final ficam aproximadamente 85 carreiras, e fica maravilhoso, mas pode ser maior também. Depois pode retornar a última carreira que pode ser a 86, fazendo um ponto e pegando as duas alcinhas do ponto, não pegando na alça de trás, até o final da carreira, no final pode fazer o arremate dando um nó na ponta e passando a sobra pelos pontos.
A peça fica com um efeito diferente um lado do outro, um lado fica com um relevo maior, trazendo um efeito bonito para a peça, no final dos arremates, pode colocar a franja ou fazer um bico de acabamento, se for fazer o bico vai precisar de outro novelo.
Para a franja pode cortar 30 cm de barbante e juntas às pontinhas, aí vai ao primeiro ponto onde tem duas alcinhas e pode pegar uma agulha menor, colocar no primeiro ponto pegando as duas alcinhas do ponto, pega a alça que formou do barbante ao juntar as pontas e passa as duas alcinhas por dentro da argolinha e puxa, depois pode fazer dois nós, pode fazer dois nós também no meio do barbante, e repetir esse processo da franja por todo o lado do tapete, pulando sempre dois pontos para colocar o barbante, e deixar todas as franjas mais ou menos na mesma altura e coloca-las na outra extremidade do tapete.
O ponto rope é um ponto básico, elegante e deixa à peça sofisticada, a pessoa pode confeccionar para a sua casa, para presente ou mesmo para vender, pois é uma arte linda e de grande utilidade.
Tutorial em vídeo
Assista a um vídeo abaixo sobre como fazer o crochê ponto rope. Fica um pouco mais fácil vendo na prática.