Além do mais, ao optar por um cobertor de crochê feito à mão, você estará contribuindo para a redução do desperdício e para preservação do meio ambiente.
Materiais necessários para a produção de um cobertor de crochê para bebês
Inicialmente, para possibilitar a produção de um cobertor de crochê para bebês, você precisará de alguns materiais básicos:
- Fio de crochê- basta escolher um fio mais macio e aconchegante, principalmente para uma pele sensível como a do bebê. Há muitas opções no mercado, como fios de algodão, lã bambu e outros (geralmente cerca de 300-500g);
- Agulha de crochê – escolher o tamanho da agulha está diretamente ligado ao tipo de fio que você escolher, especialmente o tamanho do ponto que você deseja;
- Marcadores de ponto- os marcadores de ponto ajudam a manter o controle dos pontos presentes em cada carreira;
- Fita métrica- utilizar uma fita métrica para medir o tamanho do cobertor e garantir que todas as partes tenham o mesmo tamanho.
Contudo, lembre-se de escolher cores suaves e macias para criar um cobertor bem confortável e agradável ao pequenino.
Passo a passo para fazer um cobertor de crochê para bebês
Em primeiro lugar, você deverá escolher um padrão que atenda às suas habilidades de crochê. Logo, será possível encontrar diferentes ideias em livros de crochê, sites, revistas de artesanato e vídeos pela internet. Um simples padrão de ponto único é uma ótima opção para iniciantes.
Após reunir os devidos materiais, será necessário decidir o tamanho do cobertor que você gostaria de fazer. Normalmente, os cobertores padrão têm cerca de 75 x 100 cm, porém é você quem decide o tamanho conforme as suas necessidades.
Assim, comece o crochê de acordo com o padrão determinado, ou se for caso de optar por um cobertor simples de ponto único, siga as instruções a seguir:
- Inicie com uma corrente de vase de um número par de pontos;
- Já na segunda corrente a partir da agulha, faça um ponto baixo. Pule um ponto de corrente, faça um ponto baixo no próximo ponto de corrente, repetindo até o fim da carreira. Logo, vire o trabalho.
- Em seguida, faça uma corrente de um ponto e faça um ponto baixo no primeiro espaço de corrente. Pule um ponto e faça um ponto baixo no espaço da corrente seguinte, repita até o fim da carreira. Vire o trabalho novamente.
- Repita a carreira 3 até que o cobertor atinja o tamanho desejado.
Desse modo, continue a trabalhar no cobertor até que ele atinja o tamanho desejado. Certifique-se de deixar o espaço suficiente para uma borda de acabamento.
Ademais, adicione uma borda de acabamento que mais te agradar, optando por uma borda mais simples de ponto único ou uma borda mais complexa.
Após a borda de acabamento corte o fio e finalize o cobertor, fique atento para que todas as pontas de fio estejam escondidas e o cobertor esteja limpo e pronto para ser utilizado.
Dicas para personalizar o seu cobertor de crochê para bebês
A primeira opção é adicionar decorações, como pompons ou borlas, que trará um toque extra ao projeto. Além disso, para uma personalização mais única, será interessante ciar um tema específico ao cobertor.
Se for o caso de a família ser fã de algum personagem, será possível utilizar cores e padrões que remeterá ao personagem.
Contudo, são diversas possibilidades, e com um pouco mais de criatividade será possível criar um cobertor de crochê especial, único e acolhedor ao bebê.
Padrões de cobertas para sua inspiração
Manta de Crochê bege. Créditos – Instagram BebeTurco
Manta de crochê colorida – Créditos Instagram @crochesdamaura
Manta rosa de crochê para bebês – Crédito instagram @mimosdachica53
Manta azul de crochê com elefante por cima