Doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Pois é, o beijo transmite várias doenças! Eu já ouví dizer que a saliva faz bem pros dentes. No caso do beijo, como é trocada bastante saliva, quem beija muito tem os dentes saudáveis! Este é o meu pensamento, mas existem algumas doenças que são transmitidas pelo beijo que quase ninguem conhece.

Doenças transmitidas pelo beijo

beijo
beijo

Mononucleose Infecciosa -> é uma doença muito comum causada, na maioria das vezes, pelo vírus Epstein-Bar, mas, também, pode ser causada pelo Citomegalovírus. Caracteriza-se por febre, amigdalite, aparecimento de ínguas no pescoço e axilas, e em alguns casos, aumento do fígado e baço. Porém, em muitos casos, a doença permanece assintomática. A transmissão se dá através do contato com a saliva contaminada pelo vírus na mucosa da boca e garganta da pessoa saudável (por isso o nome Doença do Beijo). Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo até o surgimento dos sintomas e, a pessoa irá carregá-lo para o resto da vida. Por este motivo, o vírus Epstein-Bar pode evoluir para uma doença proliferativa maligna (linfomas) envolvendo um tipo de glóbulos brancos – linfócitos B – célula esta que abriga o vírus causador da doença. Não há tratamento disponível para eliminar o vírus. Utilizam-se medicamentos para tratar os sintomas.

Herpes Simples -> é uma doença viral causada pelo vírus do herpes tipo 1 que se caracteriza pelas temidas feridas dolorosas nos lábios e é altamente contagioso . Inicialmente surge um período de formigamento ou queimação nos lábios que posteriormente evolui para pequenas vesículas (bolhas) que com o seu rompimento, libera uma secreção cheia de líquido. Uma vez infectado, o Herpes Simples não tem cura e você terá que conviver para o resto da vida com os episódios recorrentes da doença.

Cárie -> Sim, a cárie pode ser transmitida por um simples beijo. A bactéria causadora da cárie, o famoso Streptococcus mutans, é encontrado na placa dentária de pessoas infectadas. Ai, queridos, basta à troca de saliva para que essa bactéria faça a festa em sua boca. Por isso é muito importante à adequada higiene oral, pois, através da escovação dos dentes e o uso de fio dental, a quantidade de bactéria na boca reduz significativamente.

Hepatite A -> também conhecida por Hepatite Infecciosa, é uma doença viral transmitida principalmente por via fecal-oral. Embora seja raro, pode ser transmitida pelo beijo. O período de incubação varia de 28 a 30 dias, ou seja, neste período você pode transmitir o vírus sem nem imaginar que tenha a doença. É caracterizada por icterícia (pele e mucosas amareladas), febre, urina escura (cor de Coca-Cola). Como toda doença causada por vírus, não tem tratamento específico, logo, recomenda-se repouso total, dieta alimentar e a não ingestão de bebida alcoólica. Geralmente evolui sem grandes complicações.

Hepatite B -> diferente da hepatite A, a hepatite B é transmitida através do sangue. Além do sangue, o vírus pode ser encontrado na saliva, sêmen, secreções vaginais. Sua forma mais comum de transmissão é através de seringas contaminadas, transfusões de sangue e relação sexual desprotegida. Para que a hepatite B seja transmitida pelo beijo, é necessário que o portador da doença tenha algum corte, machucado na mucosa da boca que libere sangue. Seu período de incubação é de 1 a 6 meses. Os sintomas são semelhantes aos da hepatite A. Não tem cura, uma vez infectado, o portador terá que conviver com o vírus para o resto da vida. Em muitos casos, a hepatite B evolui para Cirrose Hepática e Câncer de Fígado.

Agora, na sinceridade…

Não fique também tão cabreiro com isso. Seu corpo possui proteção contra vários tipos de doenças… Claro que não é aconselhável sair beijando todo mundo que se vê pela frente, como acontece em festas raves, carnaval e etc. Mas curta sua namorada ou namorado na boa que você não terá problemas!

0 comentário sobre “Doenças que podem ser transmitidas pelo beijo”

  1. confesso gente fiquei um pouco assustada com esse troço de doença transmitida pelo beijo,fiquei maluca já pensou nunca mais beijar veio seria o caus as vezes paro para pensar como seria o mundo sem beijo,namoro sem beijo não seria namoro mais fiquei mais tranquila quando li o comentário que com os certos cuidados fica tudo numa boa!!!bjs adoro vcs.adriane:-d

Deixe um comentário